A FORMAÇÃO DOS PLANETAS DO SISTEMA SOLAR

A CONSTRUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • JEFFERSON ADRIANO NEVES UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
  • Antonio Marcelo Martins Maciel Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v13i1.2451

Palavras-chave:

Alfabetização Científica, Práticas Científicas, Práticas Epistêmicas, Sistema Solar, Pesquisa Baseada em Design

Resumo

Na literatura, é amplamente reconhecido que a mera assimilação de conceitos não é suficiente para a alfabetização científica. É importante que os alunos desenvolvam práticas científicas e epistêmicas. Este artigo apresenta o processo de criação de uma Sequência de Ensino e Aprendizagem (SEA) que aborda a formação dos planetas do sistema solar, com o objetivo de cultivar um ambiente imerso em práticas científicas e epistêmicas por meio do engajamento em situações argumentativas. A construção da SEA se baseou em duas das cinco etapas propostas pela Pesquisa Baseada em Design. A primeira etapa envolveu a formulação de dois princípios de design, separados em dimensões pedagógicas e epistemológicas, além da elaboração de um argumento padrão. A segunda etapa se concentrou diretamente no design da SEA. O resultado é uma SEA composta por três atividades, oferecendo aos estudantes uma diversidade de práticas científicas e epistêmicas. Essas atividades abrangem desde a coleta de informações e formulação de hipóteses até a construção de explicações fundamentadas em evidências e raciocínio, além da avaliação da validade de proposições científicas e exploração de explicações alternativas. Este estudo, por meio da exposição da metodologia empregada, tem o potencial de contribuir substancialmente para o planejamento de outras SEA que visam estimular práticas científicas e epistêmicas, consequentemente fortalecendo o processo de Alfabetização Científica.

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Publicado

06-12-2023

Como Citar

A FORMAÇÃO DOS PLANETAS DO SISTEMA SOLAR: A CONSTRUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM. (2023). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 13(1). https://doi.org/10.36524/dect.v13i1.2451