GLOSSÁRIO AUDIODESCRITIVO: RECURSO DIDÁTICO INCLUSIVO NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores

  • Mylena Sarah Louzada Rodrigues Instituto Federal do Espírito Santo
  • Thamires Belo de Jesus INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v14i1.2188

Palavras-chave:

Baixa Visão, Cegos, Educação Inclusiva, Ensino de Química, Recurso Didático.

Resumo

A inclusão escolar baseia-se na ideia de que todos os alunos devem frequentar a rede regular de ensino, sendo a escola responsável por adaptar-se para receber o aluno, por meio do uso de metodologias de ensino, recursos didáticos acessíveis, levando sempre em consideração as necessidades dos discentes. Este trabalho tem como objetivo estabelecer reflexões sobre as potencialidades inclusivas de um glossário multiformato acessível em áudio e audiodescrição como recurso didático, trabalhando os conceitos relacionados aos modelos atômicos e aos conceitos de química geral. No que se refere à metodologia da pesquisa, ela foi dividida em quatro etapas, sendo: a escolha da plataforma; estudo sobre a audiodescrição; estudo e escolha dos termos para compor o glossário; e a validação do recurso didático, que foi realizada em duas etapas, sendo a primeira a priori e a segunda etapa a posteriori. Alguns dos resultados que foram obtidos com o processo de validação do recurso a priori com os docentes de química da educação básica e com a orientadora mostram a necessidade de expandir os conteúdos a serem inseridos no recurso, já em relação à validação a posteriori, feita pelas pessoas cegas e com baixa visão, pode-se dizer que elas acreditam que o recurso é válido no sentido de tornar a química mais acessível, menos abstrata, sendo possível realmente aprender essa disciplina. Em conclusão, a pesquisa realizada apresenta significativa relevância, dado que, permite que os alunos possuam um espaço de fala e mais autonomia de aprendizagem.

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Publicado

07-11-2024

Como Citar

GLOSSÁRIO AUDIODESCRITIVO: RECURSO DIDÁTICO INCLUSIVO NO ENSINO DE QUÍMICA. (2024). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 14(1). https://doi.org/10.36524/dect.v14i1.2188