TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE FÍSICA: USO DE CELULAR NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DE VELOCIDADE
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v7i03.213Palavras-chave:
Celular, Aprendizagem móvel, Ensino de físicaResumo
Os dispositivos móveis potencializam o ensino e a aprendizagem por apresentarem recursos instantâneos e interativos, oportunizando a inserção das tecnologias digitais para dentro da sala de aula. Dentro desta perspectiva em mostrar o uso significativo do celular articulado com a vivência dos alunos, valorizando seus conhecimentos com as tecnologias, foi despertado o interesse em desenvolver atividades por meio do celular que promovesse o senso crítico e reflexivo. Nesse contexto, este trabalho analisou o uso do celular por meio do aplicativo “Meu professor de Cálculo”, tomando por base o ensino da Física no contexto do Ensino Fundamental II, a partir dos pressupostos da aprendizagem móvel apresentada pela UNESCO (2014), da mediação pedagógica por Vigotski (2007) e pelo ensino da física por Halliday et al. (2012). Quanto à metodologia, esta pesquisa se caracterizou como qualitativa do tipo exploratória descritiva, utilizando, como uma das técnicas de coleta de dados, a observação participante. Os resultados demonstraram que a tecnologia foi uma aliada na aprendizagem dos diversos conceitos de velocidade trabalhados em física. O uso do aplicativo não só facilitou a resolução dos problemas propostos durante as aulas práticas, como também, possibilitou associar os conceitos chaves de grandezas como a distância, tempo e velocidade. Além disso, o uso das tecnologias móveis contribuiu para o aumento da motivação e do envolvimento dos alunos durante as aulas e a consequente melhoria da aprendizagem dos conceitos científicos abordados.