OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO SEXUAL NO CONTEXTO ESCOLAR: O PAPEL DA ENFERMAGEM

Autores

  • Vaneska Ribeiro Perfeito Santos Universidade Federal de São João del-Rei
  • Isabel Cristina Adão Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais
  • Ernani Coimbra de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais
  • Isabella Cristina Moraes Campos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais
  • Stela Cabral de Andrade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais
  • Ozana Aparecida do Sacramento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v7i03.212

Palavras-chave:

Adolescente, Educação sexual, Saúde escolar, Enfermagem

Resumo

Este trabalho buscou identificar, na produção científica nacional, evidências sobre a abordagem da educação sexual pela enfermagem no contexto da escola de nível fundamental e médio. Trata-se de estudo de revisão integrativa, sendo os dados coletados na base de dados da Biblioteca Virtual de Saúde, no período de setembro a outubro de 2015, segundo critérios de exclusão e inclusão pré-determinados. O levantamento bibliográfico identificou 191 publicações, sendo a amostra final composta por 13 estudos que atendiam aos critérios de elegibilidade. Foi possível inferir que há uma significativa lacuna de conhecimento a respeito do tema e a falta efetiva de uma integração ou envolvimento do profissional de enfermagem na questão educacional escolar. No entanto, podemos apontar que a enfermagem, na vertente voltada para a educação em saúde, pode contribuir para promover nos adolescentes comportamentos e atitudes responsáveis.

Publicado

2019-10-12

Como Citar

Ribeiro Perfeito Santos, V., Adão, I. C., Coimbra de Oliveira, E., Moraes Campos, I. C., Cabral de Andrade, S., & do Sacramento, O. A. (2019). OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO SEXUAL NO CONTEXTO ESCOLAR: O PAPEL DA ENFERMAGEM. Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 7(03), 187-207. https://doi.org/10.36524/dect.v7i03.212

Edição

Seção

Artigos