CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA CONSTRUÇÃO DO PERFIL REFLEXIVOCRÍTICO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Autores

  • Emerson Nunes da Costa Gonçalves Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo
  • Michele Waltz Comarú Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v7i03.211

Palavras-chave:

Pibid, Formação inicial de professores, Professores de ciências naturais

Resumo

O objetivo deste trabalho foi investigar as contribuições do Pibid na formação inicial de professores de Ciências Naturais. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa sobre a relação dos pibidianos com a carreira docente e as possíveis contribuições deste programa na sua formação profissional. Os dados foram produzidos a partir de observações, entrevistas e análise de documentos oficiais, considerando a participação no programa entre os anos de 2010 e 2013, originados do campus de São Mateus da UFES. Os resultados indicaram que os discentes não eram esclarecidos quanto às características da licenciatura na ocasião do ingresso e tampouco da identidade e práticas do professor de Ciências Naturais. Porém, a experiência critico-reflexiva da prática pedagógica e da carreira docente durante sua participação no programa desmistificou as crenças e mitos sobre a educação pública, o que promoveu a construção de conceitos e interesses sobre a docência e contribuiu na formação inicial desses futuros professores da educação básica.

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Publicado

12-10-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA CONSTRUÇÃO DO PERFIL REFLEXIVOCRÍTICO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS. (2019). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 7(03), 152-186. https://doi.org/10.36524/dect.v7i03.211