A DIMENSÃO FREIREANA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM OLHAR SOBRE TESES E DISSERTAÇÕES

Autores

  • Gladis Teresinha Slonski Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v7i03.207

Palavras-chave:

Educação profissional e tecnológica, Paulo Freire, Emancipação

Resumo

Por acreditar que perspectiva educacional freireana está em sintonia com a concepção de educação emancipatória pretendida pelos documentos oficiais e diretrizes dos Institutos Federais, assim como na busca pelo desenvolvimento de abordagens teórico-metodológicas que estejam voltadas à efetivação desse objetivo, esta pesquisa busca compreender como a obra de Paulo Freire vem sendo utilizada no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. Para tanto, foi realizada uma análise da produção acadêmica da área no Banco de Teses e Dissertações da CAPES. Foi possível evidenciar que os trabalhos que investigam o contexto da Educação Profissional e Tecnológica e que utilizam Paulo Freire como referencial teórico o fazem com coerência, defendendo uma opção político-pedagógica emancipatória.

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Publicado

12-10-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A DIMENSÃO FREIREANA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM OLHAR SOBRE TESES E DISSERTAÇÕES. (2019). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 7(03), 69-93. https://doi.org/10.36524/dect.v7i03.207