DIFERENTES REPRESENTAÇÕES DOS NÚMEROS RACIONAIS: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA

  • Clarice de Almeida Miranda Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Veridiana Rezende Universidade Estadual do Paraná
Palavras-chave: Ensino de Matemática, Educação Básica, Números

Resumo

Apresentamos neste trabalho os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar livros didáticos de Matemática do 8º ano do Ensino Fundamental, à luz da teoria dos Registros de Representação Semiótica, presentes no Capítulo destinado aos estudos dos números racionais. A investigação abrangeu duas obras do 8º ano, aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2014, adotadas nas escolas pertencentes ao Núcleo Regional de Educação – NRE de Campo Mourão – Paraná. A análise teve como foco o capítulo de cada um dos livros que se estuda o conjunto dos números racionais, em relação a sua abordagem teórica e às tarefas. A análise mostrou diferenças significativas entre as obras no que se refere às representações semióticas. Estes fatos indicam a importância da escolha das obras e dos professores diversificarem as tarefas em sala de aula.

Publicado
2019-10-12
Seção
Artigos