DIFERENTES REPRESENTAÇÕES DOS NÚMEROS RACIONAIS: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA

Autores

  • Clarice de Almeida Miranda Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Veridiana Rezende Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v7i03.206

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Educação Básica, Números

Resumo

Apresentamos neste trabalho os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar livros didáticos de Matemática do 8º ano do Ensino Fundamental, à luz da teoria dos Registros de Representação Semiótica, presentes no Capítulo destinado aos estudos dos números racionais. A investigação abrangeu duas obras do 8º ano, aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2014, adotadas nas escolas pertencentes ao Núcleo Regional de Educação – NRE de Campo Mourão – Paraná. A análise teve como foco o capítulo de cada um dos livros que se estuda o conjunto dos números racionais, em relação a sua abordagem teórica e às tarefas. A análise mostrou diferenças significativas entre as obras no que se refere às representações semióticas. Estes fatos indicam a importância da escolha das obras e dos professores diversificarem as tarefas em sala de aula.

Publicado

2019-10-12

Como Citar

de Almeida Miranda, C., & Rezende, V. (2019). DIFERENTES REPRESENTAÇÕES DOS NÚMEROS RACIONAIS: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA. Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 7(03), 46-68. https://doi.org/10.36524/dect.v7i03.206

Edição

Seção

Artigos