DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS NO CONTEXTO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Leonardo Salvalaio Muline Instituto Federal Fluminense e Fiocruz
  • Isabela Cabral Félix de Sousa Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio e Fiocruz

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v7i03.204

Palavras-chave:

Séries iniciais, Ensino de ciências, Formação de professores, Práticas pedagógicas

Resumo

As práticas pedagógicas que levem o aluno a pensar criticamente sobre o meio em que vivem são essenciais dentro do contexto educacional. Aplicamos entrevistas semiestruturadas a nove professores trabalhando na Educação Básica. Nossa pesquisa é de natureza qualitativa, um estudo de caso, conforme definem Ludke e André (1986). Esta pesquisa busca apresentar, e avaliar, respostas de educadores das séries iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal (Vitória – ES) sobre assuntos pertinentes aos seus processos formativos e sobre algumas questões relacionadas à disciplina de Ciências. Nossos resultados indicam que são necessários mais investimentos na formação continuada dos docentes, no intuito de promover um ensino de Ciências que leve para dentro da escola alternativas mais atrativas para encorajar a aprendizagem dos alunos e para que professores e alunos façam uma leitura mais aguçada do seu cotidiano.

Downloads

Publicado

11-10-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS NO CONTEXTO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. (2019). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 7(03), 4-25. https://doi.org/10.36524/dect.v7i03.204