FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS DE ISOMORFISMO DE MEDIDA: ENSINO DE MATEMÁTICA NO CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO

Autores

  • Renan Oliveira Altoé Instituto Federal do Espírito Santo
  • Rony Cláudio de Oliveira Freitas Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v7i01.190

Palavras-chave:

Formulação de problemas de matemática, Campo multiplicativo, Isomorfismo de medida, Engenharia didática

Resumo

O objetivo deste trabalho foi o de analisar uma atividade pedagógica de formulação de problemas de matemática, elaborada com a finalidade de ensinar conceitos do Campo Conceitual Multiplicativo. Tal proposta foi construída e validada no decorrer de uma pesquisa do mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo. O planejamento, a aplicação da atividade e análises de dados seguiu o pressuposto metodológico da engenharia didática. Os dados foram produzidos em uma turma de 5º ano do ensino fundamental de uma escola estadual da cidade de Vargem Alta, no Estado do Espírito Santo, Brasil, onde a atividade pedagógica também foi validada. As conclusões indicaram que a proposta teve potencial educativo pois contribuiu para o desenvolvimento da prática de formulação de problemas de matemática durante as aulas do ensino fundamental, no ensino de multiplicação e divisão. Além disso, os resultados apontaram que os problemas elaborados pelos estudantes podem contribuir na melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos relacionados à prática pedagógica.

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Publicado

11-10-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS DE ISOMORFISMO DE MEDIDA: ENSINO DE MATEMÁTICA NO CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO. (2019). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 7(01), 103-128. https://doi.org/10.36524/dect.v7i01.190