ARGUMENTAÇÃO E DEBATE: REFLEXÕES PARA UMA TEORIA DA DISCUSSÃO SEGUNDO MCBURNEY E HANCE
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v7i01.189Palavras-chave:
Argumentação, Pensamento reflexivo, Ensino de língua, Discussão, DebateResumo
O objetivo deste estudo foi o de desenvolver um ensaio sobre a obra obra de James H. McBurney e Kenneth G. Hance - Princípios, Métodos e Técnica de Argumentação e Debate, do original inglês Discussion in Human Affairs, editado pela Harper & Brothers, New York, em 1950. Os autores traçam nessa obra didática uma clara distinção entre os conceitos de discussão e debate, abordando seu significado no contexto da língua inglesa, em busca de soluções e de competição entre opiniões antagônicas. Os autores vão constituir, dessa maneira, uma teoria da discussão fundamentada nas concepções de pesquisa, pensamento construtivo, crítica e cooperação, sem negligenciar a importância do debate, e suas concepções de defesa, raciocínio intencional, propaganda e competição. Ao final da leitura, podemos sinalizar para a característica básica do líder-orador que é conhecer o assunto a ser tratado e assumir uma postura que demonstre segurança e coerência.Downloads
Publicado
11-10-2019
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
ARGUMENTAÇÃO E DEBATE: REFLEXÕES PARA UMA TEORIA DA DISCUSSÃO SEGUNDO MCBURNEY E HANCE. (2019). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 7(01), 80-102. https://doi.org/10.36524/dect.v7i01.189