IDENTIFICAÇÃO DE ZONAS DE PERFIL CONCEITUAL COMO ESTRATÉGIA PARA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SOBRE TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS E FÍSICAS A PARTIR DA TEMÁTICA LIXO

Autores

  • Eveline Borges Vilela-Ribeiro Universidade Federal de Goiás
  • Anna Maria Canavarro Benite Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v7i01.188

Palavras-chave:

Transformações físicas e químicas, Tema gerador, Zonas de perfil conceitual, Aprendizagem, Educação básica

Resumo

O objetivo deste trabalho foi o de estudar as zonas de perfis conceituais como estratégia para avaliação da aprendizagem sobre transformações químicas e físicas. Foi planejada uma estratégia didática abordando transformações físicas e químicas utilizando o tema gerador “lixo”, e aplicada em cinco escolas de ensino médio nas cidades de Jataí e Goiânia, ambas do Estado de Goiânia, Brasil. Foi avaliada a aprendizagem dos estudantes utilizando zonas de perfil conceitual em condições adaptadas. Também foram relacionados os perfis conceituais alcançados pelos estudantes à escola que eles frequentam. Dos 46 estudantes que participaram da avaliação da estratégia, 18 apresentaram perfil conceitual “Confuso”, 15 deles, com um perfil conceitual “Cozinha”; e 13 com perfil “Mecânico”. Foi evidenciado que mais de 70% dos estudantes, mesmo após a aula ou a estratégia didática, ainda possuíam perfis conceituais incoerentes. Embora os perfis conceituais tenham sido considerados adequados para avaliar o desempenho dos estudantes sobre o assunto, foi percebido que a estratégia didática não foi eficiente para promover o aprendizado sobre o assunto para os estudantes. 

Downloads

Publicado

2019-10-11

Como Citar

Borges Vilela-Ribeiro, E., & Canavarro Benite, A. M. (2019). IDENTIFICAÇÃO DE ZONAS DE PERFIL CONCEITUAL COMO ESTRATÉGIA PARA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SOBRE TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS E FÍSICAS A PARTIR DA TEMÁTICA LIXO. Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 7(01), 69-79. https://doi.org/10.36524/dect.v7i01.188

Edição

Seção

Artigos