A MOSTRA CULTURAL “GENTE E CORPO”: DIVULGANDO A CIÊNCIA E DESENVOLVENDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Rodolfo Moura Pereira Instituto Federal do Espírito Santo
  • Carlos Roberto Pires Campos Instituto Federal do Espírito Santo
  • Marcelo Borges Rocha Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Palavras-chave: Mostra cultural, Práticas pedagógicas, Divulgação científica, Ensino de ciências

Resumo

As feiras escolares configuram-se como eventos de divulgação cientifica e objetivam difundir o conhecimento científico no ambiente escolar, para a comunidade em geral. As teorias relacionadas à produção e à divulgação da ciência nos permitem construir a ideia de uma Mostra Cultural que destaca não só conteúdos das ciências como também de outras áreas. Este artigo busca destacar a relevância social da Mostra Cultural, como evento de divulgação científica, destacando seu potencial na promoção da alfabetização científica dos atores escolares. Para tanto, traz para o centro do palco alunos e professores, tornando-os protagonistas do processo de divulgação do conhecimento científico. Como resultado foi possível apontar avanços significativos na alfabetização científica de alunos, com relação ao conhecimento sobre seu corpo e destacar junto à equipe de professores a relevância de eventos de divulgação científica com vistas à socialização da ciência.

Publicado
2019-10-07
Seção
Artigos