INTERVENÇÃO COM FAMÍLIA DE CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA FUNDAMENTADA EM UM MARCO TEÓRICO DESENVOLVIDO COM BASE NO MODELO DE VULNERABILIDADE E RESILIÊNCIA

Autores

  • Maria Angélica Marcheti Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Myriam Aparecida Mandetta Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v6i04.179

Palavras-chave:

Enfermagem familiar, Estudos de intervenção, Resiliência psicológica, Crianças com deficiência

Resumo

No contexto da deficiência, a família vive conflitos no manejo da situação desencadeada na interação com a família, com a deficiência e com a equipe multiprofissional, causando profundo sofrimento, alterando história e relações familiares. A estruturação de uma proposta de intervenção com essas famílias para apoiar seus esforços e fortalecer a resiliência torna-se um desafio. Objetivo: apresentar a construção do Marco Teórico que fundamentou o Programa de Intervenção com Família no Contexto da Deficiência Mental e as intervenções direcionadas à família. Metodologia: O Marco Teórico foi baseado nos pressupostos do Interacionismo Simbólico, Vulnerabilidade da Família e Resiliência. Resultados: O Marco Teórico proposto visa direcionar o olhar dos profissionais para a experiência da família e para o planejamento de intervenções que minimizem a vulnerabilidade e potencializam sua resiliência.

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Publicado

07-10-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

INTERVENÇÃO COM FAMÍLIA DE CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA FUNDAMENTADA EM UM MARCO TEÓRICO DESENVOLVIDO COM BASE NO MODELO DE VULNERABILIDADE E RESILIÊNCIA. (2019). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 6(04), 58-79. https://doi.org/10.36524/dect.v6i04.179