INTERVENÇÃO COM FAMÍLIA DE CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA FUNDAMENTADA EM UM MARCO TEÓRICO DESENVOLVIDO COM BASE NO MODELO DE VULNERABILIDADE E RESILIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v6i04.179Palavras-chave:
Enfermagem familiar, Estudos de intervenção, Resiliência psicológica, Crianças com deficiênciaResumo
No contexto da deficiência, a família vive conflitos no manejo da situação desencadeada na interação com a família, com a deficiência e com a equipe multiprofissional, causando profundo sofrimento, alterando história e relações familiares. A estruturação de uma proposta de intervenção com essas famílias para apoiar seus esforços e fortalecer a resiliência torna-se um desafio. Objetivo: apresentar a construção do Marco Teórico que fundamentou o Programa de Intervenção com Família no Contexto da Deficiência Mental e as intervenções direcionadas à família. Metodologia: O Marco Teórico foi baseado nos pressupostos do Interacionismo Simbólico, Vulnerabilidade da Família e Resiliência. Resultados: O Marco Teórico proposto visa direcionar o olhar dos profissionais para a experiência da família e para o planejamento de intervenções que minimizem a vulnerabilidade e potencializam sua resiliência.