O ENSINO NA NATAÇÃO: UTILIZAÇÃO DE TUTORES PARA TREINOS EM ATLETAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA

Autores

  • Paulo T. Nazar Universidade de Franca
  • Lilian Cristina Gomes Nascimento Universidade de Franca
  • Juliana A. P. Schuller Universidade de Franca
  • Cléria Maria Lobo Bittar Universidade de Franca
  • Maria Georgina Marques Tonello Universidade de Franca

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v6i04.178

Palavras-chave:

Pessoas com deficiência, Natação, Preceptoria, Atletas

Resumo

A natação adaptada é um dos esportes mais importantes para pessoas com deficiências físicas. Este estudo teve como objetivo discutir a ação de tutores e avaliar a percepção de atletas com deficiências. Participaram do estudo oito atletas, idade de 18 a 55 anos, com deficiências físicas. Participaram dos treinos de natação tutores durante oito semanas. Os atletas com deficiências físicas participaram de um grupo focal. Os resultados encontrados foram de 3 categorias diferentes a respeito da experiência com a tutoria na natação adaptada. O estudo concluiu que a tutoria foi apresentada como uma experiência positiva e apresentaram também críticas em relação a experiência. Algumas competências foram apresentadas para o desenvolvimento dos tutores para proporcionar uma prática mais eficaz.

Downloads

Publicado

2019-10-07

Como Citar

T. Nazar, P. ., Gomes Nascimento, L. C., P. Schuller, J. A., Lobo Bittar, C. M., & Marques Tonello, M. G. (2019). O ENSINO NA NATAÇÃO: UTILIZAÇÃO DE TUTORES PARA TREINOS EM ATLETAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA. Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 6(04), 38-57. https://doi.org/10.36524/dect.v6i04.178

Edição

Seção

Artigos