A FREQUÊNCIA DE QUESTÕES RELACIONADAS BIOTECNOLOGIA E TECNOLOGIAS DO DNA NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) E SUA IMPORTÂNCIA NO ENSINO BÁSICO

Autores

  • César Silva Xavier Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v6i04.177

Palavras-chave:

Biotecnologia, Tecnologias do DNA, ENEM, Ensino de biologia

Resumo

O presente artigo corresponde a um estudo qualitativo que analisa a frequência em que temas da Biotecnologia tem sido abordado no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e a importância da abordagem destes temas junto aos alunos do ensino básico. O objetivo deste trabalho foi analisar dados das avaliações do ENEM para responder os seguintes questionamentos: “A biotecnologia é um assunto frequentemente contemplado nas avaliações de Biologia? Dentre os assuntos da biotecnologia, quais são os mais abundantemente contemplados?” Foram analisadas as provas de Biologia do caderno amarelo das edições de 2009 a 2015 do ENEM e contabilizados os assuntos relacionados à temas específicos da Biotecnologia e tecnologias do DNA. Por meio desta pesquisa evidenciou-se que dentre os diversos temas da Biologia, o ENEM dedicou o equivalente a 15% das questões para assuntos relacionados à Biotecnologia. Os temas mais abordados foram tecnologia do DNA recombinante, transgênicos, fluxo gênico, seguido de DNA mitocondrial e eletroforese.

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Publicado

2019-10-07

Como Citar

Silva Xavier, C. (2019). A FREQUÊNCIA DE QUESTÕES RELACIONADAS BIOTECNOLOGIA E TECNOLOGIAS DO DNA NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) E SUA IMPORTÂNCIA NO ENSINO BÁSICO. Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 6(04), 94-110. https://doi.org/10.36524/dect.v6i04.177

Edição

Seção

Artigos