A FREQUÊNCIA DE QUESTÕES RELACIONADAS BIOTECNOLOGIA E TECNOLOGIAS DO DNA NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) E SUA IMPORTÂNCIA NO ENSINO BÁSICO
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v6i04.177Palavras-chave:
Biotecnologia, Tecnologias do DNA, ENEM, Ensino de biologiaResumo
O presente artigo corresponde a um estudo qualitativo que analisa a frequência em que temas da Biotecnologia tem sido abordado no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e a importância da abordagem destes temas junto aos alunos do ensino básico. O objetivo deste trabalho foi analisar dados das avaliações do ENEM para responder os seguintes questionamentos: “A biotecnologia é um assunto frequentemente contemplado nas avaliações de Biologia? Dentre os assuntos da biotecnologia, quais são os mais abundantemente contemplados?” Foram analisadas as provas de Biologia do caderno amarelo das edições de 2009 a 2015 do ENEM e contabilizados os assuntos relacionados à temas específicos da Biotecnologia e tecnologias do DNA. Por meio desta pesquisa evidenciou-se que dentre os diversos temas da Biologia, o ENEM dedicou o equivalente a 15% das questões para assuntos relacionados à Biotecnologia. Os temas mais abordados foram tecnologia do DNA recombinante, transgênicos, fluxo gênico, seguido de DNA mitocondrial e eletroforese.