EDITORIAL

Autores

  • Sidnei Quezada Meireles Leite Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v6i04.174

Palavras-chave:

Educação, Educação em Ciências e Matemática, Ensino de Humanidades

Resumo

O número 4 de 2016 (volume 6) da Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica reúne artigos e ensaios sobre a educação e o ensino produzidos em um dos seis eixos dessa revista científica, a saber: (a) Ensino de Ciências e Matemática; (b) Ensino de Humanidades; (c) Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica; (d) Tecnologias Educacionais e Recursos Didáticos; (e) Educação Profissional e Tecnológica; e (f) Diversidades e Inclusão Social. Os artigos tratam de propostas inovadoras de ensino, estudos sobre tecnologias educacionais e formação de professores no contexto da educação básica. Alguns dos trabalhos foram realizados em programas de pós-graduação stricto sensu da área de Ensino e da Educação, desenvolvidos tanto no âmbito nacional como, também, internacional. Também, a revista DECT está cadastrada no sistema Diadorim (Brasil) e já se encontra no banco de dados do Google Acadêmico, o que melhorou o processo de busca dos artigos nos aplicativos como Google, Bing e Yahoo. Por conta da organização da revista, no ano de 2015, esta revista foi atribuída ao Qualis B1 da Capes, na área de Ensino.

A colaboração de professores do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat), do Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) e do Programa de Pós-graduação em Rede Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), todos da área 46 da CAPES – Ensino, propiciou a revista a ampliação de sua abordagem na educação, passando a abordar estudos sobre metodologias educacionais, teorias de aprendizagem, formação de professores, uso de espaços de educação não formal, práticas pedagógicas abordando sustentabilidade, diversidades e inclusão social no contexto do ensino de história, geografia, filosofia, sociologia, artes e línguas, todos no campo da educação científica e tecnológica.

Neste número, parte dos artigos veio do 5º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, em Porto – Portugal, nas instalações da Universidade Lusófona de Porto (ULP), de 12 a 14 de julho de 2016, além de outros artigos submetidos no portal da Revista DECT em 2016. A presença de alguns investigadores das áreas de Educação e Ensino produziu articulações que impactaram a nova abordagem da Revista Eletrônica DECT, ampliando os horizontes dos estudos científicos e tecnológicos. A criação os programas da área de ensino, em conjunto com alguns outros situados em áreas na fronteira do conhecimento, como o Programa de Ensino de Física (Campus Cariacica), Programa de Ensino de Letras (Campus Vitória) e o Programa de Ensino de Química (Campus Vila Velha), todos do Ifes, compôs um excelente contributo para o Estado do Espírito Santo, ampliando a formação de pessoas qualificadas para pensar, planejar e executar projetos voltados para a educação básica e a formação de professores, sobretudo, para as regiões norte e sul do estado do Estado do Espírito Santo, norte do Rio de Janeiro, Sul da Bahia e este do Estado do Minas Gerais.

Agradecemos a colaboração do Comitê Científico e dos Consultores ad hoc que dedicaram um pouco de seu tempo na avaliação dos artigos. Esperamos que os leitores aproveitem este número da Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica.

Downloads

Publicado

2019-10-07

Como Citar

Quezada Meireles Leite, S. (2019). EDITORIAL. Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 6(04), 1-3. https://doi.org/10.36524/dect.v6i04.174

Edição

Seção

Editorial