ALFABETIZAÇÃO DIDÁTICO-CIENTÍFICA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v13i1.1715Palavras-chave:
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA; DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA; EDUCAÇÃO PERMANENTE; ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA.Resumo
Este artigo trata da Alfabetização Didático-Científica de professores de Ciências a partir do trabalho colaborativo envolvendo educadores do Ensino Fundamental - anos iniciais. Objetiva-se apresentar uma discussão acerca dos limites e possibilidades da Alfabetização Didático-Científica a partir de uma ação educativa de educação permanente para o aperfeiçoamento da docência. O corpus deste estudo emergiu de uma pesquisa de doutorado em andamento do primeiro autor deste artigo, constituídos a partir das comunicações discursivas dos participantes do Projeto de Extensão universitária COMQUÍMICA das crianças em um município paranaense, estando ancorados na Filosofia da Linguagem de Mikhail Bakhtin e da teoria freireana. Os dados da pesquisa qualitativa foram analisados seguindo a Tríade metodológica CDR: Construção, [Des]construção e [Re]construção dos dados. Salienta-se a relevância de implementar reflexões que possibilitem a “Alfabetização Científica” e a “Alfabetização Didática” do professor de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental nos programas de educação permanente para o aperfeiçoamento da docência.