REDESCOBRINDO O CONCEITO DE LOGARITMO POR MEIO DA CONSTRUÇÃO DA RÉGUA DE CÁLCULO LINEAR

Autores

  • Eugeniano Brito Martins Instituto Federal do Ceará
  • Ana Carolina Costa Pereira Universidade Estadual do Ceará
  • Paulo Henrique Souza Fonseca Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v6i03.169

Palavras-chave:

Logaritmo, Régua de cálculo, Educação matemática

Resumo

A Matemática estudada no Ensino Médio deve ser compreendida, sobretudo, como uma parcela do conhecimento humano, contribuindo para uma construção que permita uma visão de mundo, fundamental para a formação do aluno. Um assunto que permeia a formação desses estudantes são os logaritmos, que insistem em apresentar dificuldades em sua aprendizagem. Nosso intuito é apresentar o ensino de logaritmo por meio da construção da Régua de Cálculo, instrumento utilizado no século XVII e fundamental para a redução de cálculos astronômicos e matemáticos extensos. O estudo foi realizado e aplicado na UECE, direcionado para a formação inicial e continuada de professores de Matemática, por meio de cursos de extensão universitária, ofertados para validar o recurso a ser utilizado na Educação Básica .

Downloads

Publicado

2019-10-04

Como Citar

Brito Martins, E., Costa Pereira, A. C., & Souza Fonseca, P. H. (2019). REDESCOBRINDO O CONCEITO DE LOGARITMO POR MEIO DA CONSTRUÇÃO DA RÉGUA DE CÁLCULO LINEAR. Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 6(03), 47-65. https://doi.org/10.36524/dect.v6i03.169

Edição

Seção

Artigos