ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA E DESEMPENHO ACADÊMICO: ALGUMAS RELAÇÕES

Autores

  • Renata Sossai Freitas Faria Instituto Federal do Espírito Santo
  • Maria Alice Veiga Ferreira de Souza Instituto Federal do Espírito Santo
  • Luiz Henrique Lima Faria Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v6i03.166

Palavras-chave:

Matemática, Desempenho acadêmico em Matemática, Atitudes

Resumo

Esse artigo relata parte de uma investigação maior cujo recorte teve como objetivo investigar as possíveis influências do fator atitude em relação à matemática sobre o desempenho acadêmico nessa disciplina. Para o estudo da atitude, foi aplicada uma escala em uma amostra de 608 alunos pertencentes a uma escola da rede pública municipal de ensino fundamental de Vila Velha-ES. Pelo lado do desempenho em Matemática, foram tomadas as notas desses alunos medidas em provas e trabalhos individuais ou em grupos do tipo lápis e papel desenvolvidas em sala de aula de Matemática ao longo de um semestre letivo. Com essa base de dados, foi possível por meio de instrumentos estatísticos, verificar se a atitude explicava de forma significativa o comportamento da variável dependente desempenho em matemática. Os resultados desta pesquisa revelaram haver influência significativa da variável explanatória sobre a variável dependente ao nível de significância de 0,01.

Downloads

Publicado

2019-10-03

Como Citar

Sossai Freitas Faria, R., Veiga Ferreira de Souza, M. A., & Lima Faria, L. H. (2019). ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA E DESEMPENHO ACADÊMICO: ALGUMAS RELAÇÕES. Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 6(03), 3-12. https://doi.org/10.36524/dect.v6i03.166

Edição

Seção

Artigos