ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA E DESEMPENHO ACADÊMICO: ALGUMAS RELAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v6i03.166Palavras-chave:
Matemática, Desempenho acadêmico em Matemática, AtitudesResumo
Esse artigo relata parte de uma investigação maior cujo recorte teve como objetivo investigar as possíveis influências do fator atitude em relação à matemática sobre o desempenho acadêmico nessa disciplina. Para o estudo da atitude, foi aplicada uma escala em uma amostra de 608 alunos pertencentes a uma escola da rede pública municipal de ensino fundamental de Vila Velha-ES. Pelo lado do desempenho em Matemática, foram tomadas as notas desses alunos medidas em provas e trabalhos individuais ou em grupos do tipo lápis e papel desenvolvidas em sala de aula de Matemática ao longo de um semestre letivo. Com essa base de dados, foi possível por meio de instrumentos estatísticos, verificar se a atitude explicava de forma significativa o comportamento da variável dependente desempenho em matemática. Os resultados desta pesquisa revelaram haver influência significativa da variável explanatória sobre a variável dependente ao nível de significância de 0,01.