ASTROBIOLOGIA, EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E INTERDISCIPLINARIDADE

Autores

  • José Euripedes Bezerra Brito Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba
  • Ricardo Roberto Plaza Teixeira Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v12i1.1570

Palavras-chave:

Aprendizagem, Vida, Água, Habitabilidade, Temperatura

Resumo

O principal objetivo deste artigo é refletir sobre as possibilidades interdisciplinares do trabalho educacional com tópicos relacionados à área da Astrobiologia, de modo a contribuir com o aperfeiçoamento da educação científica, principalmente junto a estudantes do ensino fundamental e médio. A sua base de fundamentação teórica foi estabelecida a partir da leitura e síntese de artigos publicados em revistas científicas, trabalhos apresentados em congressos acadêmicos e livros sobre diversos temas associados à área da Astrobiologia. São analisadas as condições de habitabilidade que planetas e satélites precisam ter para abrigar a vida, como a conhecemos, com uma especial ênfase para as propriedades que tornam a água líquida propícia para o desenvolvimento de processos biológicos. São investigados também os fatores que contribuíram para o surgimento e a continuidade da vida na Terra por bilhões de anos. As possibilidades para a inserção de temas de Astrobiologia em atividades de ensino que fomentem a educação científica são também investigadas e avaliadas. São sugeridos recursos didáticos e fontes de informação sobre Astrobiologia e áreas afins para, por exemplo, colaborar com educadores que pretendam elaborar sequências didáticas sobre este assunto.

Biografia do Autor

  • José Euripedes Bezerra Brito, Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba

    Graduando do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba.

  • Ricardo Roberto Plaza Teixeira, Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba

    Licenciado e Bacharel em Física pela UNICAMP (1984), Licenciado e Bacharel em História pela USP (2000), Mestre em Física pela USP (1988), Doutor em Física pela USP (1996) e Professor Titular do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba.

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Publicado

25-08-2022

Como Citar

ASTROBIOLOGIA, EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E INTERDISCIPLINARIDADE. (2022). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 12(1). https://doi.org/10.36524/dect.v12i1.1570