AS GESTICULAÇÕES DOS ESTUDANTES EM LABORATÓRIO DE QUÍMICA E SUA INTERPRETAÇÃO BASEADA NA SEMIÓTICA PEIRCEANA

Autores

  • Wanda Naves Cocco Salvadego Secretaria de Educação do Paraná
  • Carlos Eduardo Laburú Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v6i01.154

Palavras-chave:

Gesticulação, Semiótica, Atividades experimentais, Ensino de química

Resumo

Este trabalho é parte de uma tese de doutorado que investiga quais os sentidos que as gesticulações dos estudantes transmitem em relação à aprendizagem dos conceitos envolvidos em atividades experimentais de química e interpreta essas gesticulações por meio de um instrumento semiótico baseado na reinterpretação de uma leitura da Teoria semiótica peirciana. A pesquisa é qualitativa e descritiva, com estudantes do ensino médio Técnico em Química, do segundo e terceiro ciclo do Ensino Subsequente do Noroeste do Estado do Paraná. Do ponto de vista da importância pedagógica, a gesticulação sintetiza duas dimensões a serem atendidas: a cognitiva e a avaliativa processual, de interesse deste trabalho. Os resultados indicam a necessidade de se tornar mais conhecidos instrumentos pedagógicos como o que avaliamos neste trabalho para que o ensino-aprendizagem, no nosso caso especial, em laboratório, possa ser feito de forma mais imediata e efetiva.

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Publicado

2019-10-02

Como Citar

Naves Cocco Salvadego, W., & Laburú, C. E. (2019). AS GESTICULAÇÕES DOS ESTUDANTES EM LABORATÓRIO DE QUÍMICA E SUA INTERPRETAÇÃO BASEADA NA SEMIÓTICA PEIRCEANA. Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 6(01), 191-223. https://doi.org/10.36524/dect.v6i01.154

Edição

Seção

Artigos