MATÉRIA ESCURA E ENERGIA ESCURA EM ATIVIDADES DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Autores

  • Diego Corrêa Peres de Souza Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba
  • Ricardo Roberto Plaza Teixeira IFSP-Caraguatatuba

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v11i01.1513

Palavras-chave:

Astrofísica, Fronteira da Ciência, Setor Escuro, Ensino de Ciências, Aprendizagem

Resumo

Este artigo tem o objetivo de investigar atividades de Divulgação Científica envolvendo matéria escura e energia escura e avaliar como elas podem colaborar para o Ensino de Física. Para a fundamentação teórica do trabalho desenvolvido, foi feita uma ampla revisão bibliográfica sobre Ensino e Divulgação Científica acerca do setor escuro, por meio da análise de teses, dissertações, artigos em revistas especializadas e trabalhos apresentados em congressos acadêmicos, usando ferramentas da internet como o “Google Scholar” e o “Scielo”. Uma ênfase foi conferida para o processo histórico de produção de conhecimentos científicos, suas contradições e seus dilemas. Durante esta pesquisa foram estruturadas e realizadas atividades de Divulgação Científica sobre matéria escura e energia escura para alunos de diferentes Instituições de Ensino públicas do litoral norte paulista. As respostas dadas pelos participantes a um questionário aplicado em uma dessas apresentações permitiram compreender melhor a aprendizagem de conceitos de Astronomia e Astrofísica.

Biografia do Autor

  • Diego Corrêa Peres de Souza, Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba

    Licenciado em Física pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba. 

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Publicado

25-08-2022

Como Citar

MATÉRIA ESCURA E ENERGIA ESCURA EM ATIVIDADES DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. (2022). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 11(01). https://doi.org/10.36524/dect.v11i01.1513