A CONTRIBUIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE VIDA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

  • Márcia Lúcia de Souza Universidade de Católica de Brasília
  • Lívia Maria Rassi Cerce Universidade Católica de Brasília
  • Renato de Oliveira Brito

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v11i01.1461

Palavras-chave:

Competências Socioemocionais. Projeto de Vida. Educação Profissional e Tecnológica.

Resumo

Para enfrentar os desafios do século XXI, requer-se a necessidade de profissionais que dominem as novas tecnologias e que tenham competências socioemocionais. Este trabalho, de abordagem qualitativa, analisa a percepção sobre a contribuição do desenvolvimento das competências socioemocionais na construção do projeto de vida na Educação Profissional Tecnológica. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário via Google Forms para 34 discentes e realizadas entrevistas semiestruturadas com dois professores e uma gestora de Recursos Humanos de uma multinacional. Por meio dos resultados obtidos, foi possível observar que 75% dos estudantes têm um projeto de vida estabelecido, seja de curto, médio ou de longo prazo. Dentre as competências essenciais para o futuro, apenas 29,4% dos estudantes escolheram a competência “autonomia”, e 64,7%, “autoconhecimento e autocuidado”; entretanto, de acordo com os três profissionais entrevistados, essas três competências são fundamentais para que o indivíduo possa construir um projeto de vida exitoso.

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Publicado

25-08-2022

Como Citar

A CONTRIBUIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE VIDA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. (2022). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 11(01). https://doi.org/10.36524/dect.v11i01.1461