UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA EM UM CONTEXTO PEDAGÓGICO DE ENSINO PARTICIPATIVO E COOPERATIVO
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v8i3.1440Resumo
O artigo objetiva refletir sobre como as tecnologias digitais medeiam os processos de ensino e de
aprendizagem da matemática, baseado em um projeto de ensino desenvolvido com turmas de
oitavo e nono anos do Ensino Fundamental, em uma escola da rede privada no município de Campo
Novo do Parecis, em Mato Grosso, no período de março a junho de 2015. Revisita-se o referido
projeto à luz do pressuposto da aprendizagem matemática como uma construção coletiva, formada
por humanos e mídias que interagem. Uma pesquisa qualitativa, com análise interpretativa dos
dados coletados por meio de questionários. Dos dados, é possível inferir que as tecnologias digitais
foram determinantes, mediando a construção do conhecimento e que as aprendizagens resultaram
do coletivo formado por alunos-professores-com-notebooks-software-internet. Ademais, é
possível afirmar que ocorreram outras aprendizagens, como: trabalho em equipe, cooperação,
respeito, descoberta da pesquisa como forma de aprender, domínio do software, uso educativo da
internet.