UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA EM UM CONTEXTO PEDAGÓGICO DE ENSINO PARTICIPATIVO E COOPERATIVO

Autores

  • Vera Cristina de Quadros
  • Maysa Barbosa de Freitas
  • Daise Lago Pereira Souto

Resumo

O artigo objetiva refletir sobre como as tecnologias digitais medeiam os processos de ensino e de
aprendizagem da matemática, baseado em um projeto de ensino desenvolvido com turmas de
oitavo e nono anos do Ensino Fundamental, em uma escola da rede privada no município de Campo
Novo do Parecis, em Mato Grosso, no período de março a junho de 2015. Revisita-se o referido
projeto à luz do pressuposto da aprendizagem matemática como uma construção coletiva, formada
por humanos e mídias que interagem. Uma pesquisa qualitativa, com análise interpretativa dos
dados coletados por meio de questionários. Dos dados, é possível inferir que as tecnologias digitais
foram determinantes, mediando a construção do conhecimento e que as aprendizagens resultaram
do coletivo formado por alunos-professores-com-notebooks-software-internet. Ademais, é
possível afirmar que ocorreram outras aprendizagens, como: trabalho em equipe, cooperação,
respeito, descoberta da pesquisa como forma de aprender, domínio do software, uso educativo da
internet.

Downloads

Publicado

2021-10-13

Como Citar

de Quadros, V. C., de Freitas, M. B., & Pereira Souto, D. L. (2021). UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA EM UM CONTEXTO PEDAGÓGICO DE ENSINO PARTICIPATIVO E COOPERATIVO. Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 8(03). Recuperado de https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1440

Edição

Seção

Artigos