REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA: NARRATIVAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO

Autores

  • Julia Schaetzle Wrobel Universidade Federal do Espírito Santo
  • Sandra Aparecida Fraga da Silva Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v5i04.140

Palavras-chave:

Formação de professores, Saberes docentes, Estágio supervisionado, Experiências e matemática

Resumo

Refletir sobre vivências das próprias experiências e do meio sociocultural onde está inserido mostra como licenciandos constroem seus saberes, como apontam Fiorentini, Mizukami e Pimenta. Nesse sentido, realizamos uma pesquisa qualitativa exploratória com licenciandos de matemática de duas instituições federais do Espírito Santo com o objetivo de analisar situações vividas por professores em formação, enquanto ainda eram alunos, para identificar aspectos da formação da identidade docente e saberes docentes. Tomando como base Fiorentini, notamos que os sujeitos privilegiam o saber subjetivo, com destaque para relacionamento professor-aluno. Concluímos que provocar essas reflexões contribui para que os licenciandos comecem a se perceber professores e que reconheçam que esta constituição docente é fruto de diferentes experiências vividas antes da universidade.

Downloads

Publicado

2019-10-02

Como Citar

Schaetzle Wrobel, J., & Fraga da Silva, S. A. (2019). REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA: NARRATIVAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO. Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 5(04), 207-224. https://doi.org/10.36524/dect.v5i04.140

Edição

Seção

Artigos