CIDADE EDUCATIVA: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO, CIDADANIA, ESCOLA E FORMAÇÃO HUMANA
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v5i04.134Palavras-chave:
Cidade educativa, Escola cidadã, Formação do educador, Espaços não formaisResumo
O texto discute as relações entre escola, cidade, educação e cidadania, com vistas a contribuir com a prática pedagógica em espaços não formais e com a formação do educador. Para refletir sobre essa temática, norteia-se pelas seguintes questões: Que estratégias podem ser pensadas para que a Cidade contribua com reflexões e com a transformação da realidade? Como pode a Cidade contribuir com o processo humanizador dos sujeitos? Quais são os caminhos para construirmos uma escola cidadã em diálogo com uma cidade educativa? Diante dos desafios enunciados, utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica, tendo em vista que analisa leis, artigos e livros que versam sobre o assunto. Trata-se, portanto, de um estudo teórico que visa colaborar com as discussões relacionadas com a cidade e com o seu potencial educativo a partir de referenciais teóricos que dialogam com a pedagogia progressista.