ALGUMAS CONCEPÇÕES SOBRE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E SUA UTILIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v5i04.131Palavras-chave:
Concepções, Prática, Resolução de problemas, Ensino de MatemáticaResumo
As concepções dos professores sobre a utilização da resolução de problemas (RP) como via de aprendizagem de conteúdos, aplicação de conhecimentos ou como fator motivacional podem indicar e possivelmente justificar sua adesão nas aulas de Matemática. Por isso, este trabalho objetivou investigar as concepções de professores sobre a RP e sua utilização como estratégia de ensino, e integra uma investigação mais ampla em andamento, que versa sobre a formação de professores em RP. O estudo qualitativo foi realizado com dez professores de Matemática que atuam em diferentes níveis escolares. Os dados emergiram de um questionário com 43 itens, dos quais nove foram apresentados e discutidos. Os resultados apontaram desconhecimento de gestão de aulas baseadas em RP, apesar de eles reconhecerem as vantagens da RP como estratégia didático-pedagógica.