INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA À LUZ DA ABORDAGEM COGNITIVISTA PARA ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Autores

  • Lucas Marin Bessa Instituto Federal do Espírito Santo
  • Esther Ortlieb Faria de Almeida Instituto Federal do Espírito Santo
  • Rutinelli da Penha Fávero Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v9i01.1287

Palavras-chave:

Abordagem Cognitivista, Educação Financeira, Prática Pedagógica, Adolescente

Resumo

A educação financeira é um assunto que ainda apresenta grandes desafios para sua disseminação no Brasil visto que, apesar dos esforços realizados nos últimos anos, ainda carece de estudos, principalmente quanto a discussões metodológicas e práticas de ensino. Pensando nisso, este estudo buscou descrever uma intervenção pedagógica em educação financeira a partir da abordagem cognitivista, em um projeto realizado no contra turno do período letivo de uma Instituição pública de ensino. Trata-se de uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa e teve como procedimento de análise a observação realizada pelos mediadores, a partir dos dados colhidos por meio de questionários preenchidos pelos estudantes. Participaram da pesquisa estudantes de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio de uma Instituição Federal de Ensino e teve como mediadores um Professor de Finanças e uma Psicóloga. Como resultados, a abordagem cognitivista foi positiva para a realização de iniciativas de educação financeira visto que o fato do professor se apresentar como mediador e o estudante como parte ativa no processo de aprendizagem possibilitaram a ressignificação do espaço escolar, do curso e de conteúdos estudados.

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Publicado

2021-08-02

Como Citar

Marin Bessa, L., Ortlieb Faria de Almeida, E., & da Penha Fávero, R. (2021). INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA À LUZ DA ABORDAGEM COGNITIVISTA PARA ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 9(01). https://doi.org/10.36524/dect.v9i01.1287

Edição

Seção

Artigos