UM OLHAR SOBRE A TRAJETÓRIA DO MUSEU DE CIÊNCIA RICARDO FERREIRA
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v9i01.1285Palavras-chave:
Educação Científica, Divulgação Científica, Educação Não-FormalResumo
Neste estudo, que tem característica da pesquisa qualitativa, discutimos os caminhos teóricos, metodológicos e trajetória do Museu de Ciência Ricardo Ferreira - MCRF, a partir de discussões realizadas no Mestrado em Educação em Ciências: Químicas da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. O Museu fica localizado na Escola de Referência Estadual Otacílio Nunes de Souza (EREMONS), Petrolina, sertão de Pernambuco. Um dos objetivos é tentar responder o seguinte problema: como as atividades de educação científica e popularização da ciência, pautadas em preceitos freireanos, podem contribuir para a cultura científica e o ensino de ciências de jovens estudantes e professores da comunidade escolar, em questão? O MCRF, foi fundado no ano de 2012, em 2015, começou a fazer parte do Projeto Político Pedagógico da escola, que é de educação em tempo integral. O texto está organizado em discussões teóricas, ações, análises do percurso e trajetória do MCRF, numa discussão sobre a perspectiva de um espaço não formal dentro de uma escola de ensino médio da educação básica. A construção de um espaço não formal, com a pedagogia da pergunta, temas geradores e dialogicidade em Freire, vem proporcionando a aprendizagem dos jovens estudantes, através de argumentos, assim como conflitos e a construção de conceitos científicos, antes considerados trágicos.