UM OLHAR SOBRE A TRAJETÓRIA DO MUSEU DE CIÊNCIA RICARDO FERREIRA

Autores

  • Carlos Wagner Costa Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marcos Antonio Pinto Ribeiro Escola de Referência em Ensino Médio Maria Wilza Barros de Miranda
  • Lindsai Santos Amaral Batista Secretaria Estadual de Educação da Bahia
  • Yuri Rafael Alves Sobral Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v9i01.1285

Palavras-chave:

Educação Científica, Divulgação Científica, Educação Não-Formal

Resumo

Neste estudo, que tem característica da pesquisa qualitativa, discutimos os caminhos teóricos, metodológicos e trajetória do Museu de Ciência Ricardo Ferreira - MCRF, a partir de discussões realizadas no Mestrado em Educação em Ciências: Químicas da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. O Museu fica localizado na Escola de Referência Estadual Otacílio Nunes de Souza (EREMONS), Petrolina, sertão de Pernambuco. Um dos objetivos é tentar responder o seguinte problema: como as atividades de educação científica e popularização da ciência, pautadas em preceitos freireanos, podem contribuir para a cultura científica e o ensino de ciências de jovens estudantes e professores da comunidade escolar, em questão?  O MCRF, foi fundado no ano de 2012, em 2015, começou a fazer parte do Projeto Político Pedagógico da escola, que é de educação em tempo integral. O texto está organizado em discussões teóricas, ações, análises do percurso e trajetória do MCRF, numa discussão sobre a perspectiva de um espaço não formal dentro de uma escola de ensino médio da educação básica. A construção de um espaço não formal, com a pedagogia da pergunta, temas geradores e dialogicidade em Freire, vem proporcionando a aprendizagem dos jovens estudantes, através de argumentos, assim como conflitos e a construção de conceitos científicos, antes considerados trágicos.

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Publicado

02-08-2021

Como Citar

UM OLHAR SOBRE A TRAJETÓRIA DO MUSEU DE CIÊNCIA RICARDO FERREIRA . (2021). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 9(01). https://doi.org/10.36524/dect.v9i01.1285