O ENSINO DE CIÊNCIAS E DE QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Letícia Raquel Kelm Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Rosangela Inês Matos Uhmann Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v9i01.1283

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Reorganização Curricular, Ensino e Aprendizagem

Resumo

O ensino de química é geralmente apresentado no último ano do Ensino Fundamental (EF) assim como o ensino de física como introdução para o ingresso no Ensino Médio. Com essa preocupação, optamos por fazer uma revisão nos anais do Encontro de Debates sobre o Ensino de Química e uma busca no banco de dados da CAPES por dissertações, de 2012 a 2014, com o objetivo de observar como o ensino de química está posto no decorrer das séries finais do EF. Limitações emergiram (falta de tempo e uso demasiado do livro didático), no entanto, sugerimos possibilidades (formação continuada, grupo de estudo, pesquisa e Situações de Estudo) para efetivar o ensino de química no decorrer do EF, concluindo com a proposição da religação de saberes como marca potencializadora na reorganização curricular do 6º ao 9º ano do EF.

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Publicado

2021-08-02

Como Citar

Kelm, L. R., & Matos Uhmann, R. I. (2021). O ENSINO DE CIÊNCIAS E DE QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL . Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 9(01). https://doi.org/10.36524/dect.v9i01.1283

Edição

Seção

Artigos