ETILÔMETRO: UM TEMA CONTEMPORÂNEO COM POTENCIAL INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v9i01.1276Palavras-chave:
Etilômetro, Interdisciplinaridade, Ensino de CiênciasResumo
Nos dias atuais, torna-se cada vez mais necessários o ensino e a discussão de conceitos científicos atrelados a tecnologias com repercussão na sociedade. Um equipamento que tem sido destaque nos noticiários é o etilômetro, amplamente utilizado nas operações de fiscalização da Lei Seca. A investigação sobre o funcionamento do etilômetro e a inserção do assunto no ambiente escolar pode auxiliar na discussão e no ensino de tópicos relacionados à Química, Física, Matemática, Biologia e História da Ciência, envolvendo relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Pode ainda fomentar atividades de conscientização dos jovens a respeito da ingestão de bebidas alcoólicas e da direção de veículos automotores. Este trabalho apresenta características científicas de diferentes etilômetros e seu potencial interdisciplinar como tema gerador para a apropriação de conceitos de acordo com as orientações de documentos educacionais.