ETILÔMETRO: UM TEMA CONTEMPORÂNEO COM POTENCIAL INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • João Paulo Casaro Erthal Universidade Federal do Espírito Santo
  • Hebert de Amorim Folli Universidade Federal do Espírito Santo
  • Karla Aguiar Kury Pizelli Advogados Associados

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v9i01.1276

Palavras-chave:

Etilômetro, Interdisciplinaridade, Ensino de Ciências

Resumo

Nos dias atuais, torna-se cada vez mais necessários o ensino e a discussão de conceitos científicos atrelados a tecnologias com repercussão na sociedade. Um equipamento que tem sido destaque nos noticiários é o etilômetro, amplamente utilizado nas operações de fiscalização da Lei Seca. A investigação sobre o funcionamento do etilômetro e a inserção do assunto no ambiente escolar pode auxiliar na discussão e no ensino de tópicos relacionados à Química, Física, Matemática, Biologia e História da Ciência, envolvendo relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Pode ainda fomentar atividades de conscientização dos jovens a respeito da ingestão de bebidas alcoólicas e da direção de veículos automotores. Este trabalho apresenta características científicas de diferentes etilômetros e seu potencial interdisciplinar como tema gerador para a apropriação de conceitos de acordo com as orientações de documentos educacionais.

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Publicado

2021-08-02

Como Citar

Casaro Erthal, J. P., de Amorim Folli, H., & Aguiar Kury, K. (2021). ETILÔMETRO: UM TEMA CONTEMPORÂNEO COM POTENCIAL INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 9(01). https://doi.org/10.36524/dect.v9i01.1276

Edição

Seção

Artigos