METODOLOGIA INVESTIGATIVA NO ENSINO DA CINÉTICA QUÍMICA

Autores

  • André Romero da Silva Instituto Federal do Espírito Santo
  • Maria Auxiliadora Vilela Paiva Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v9i01.1274

Palavras-chave:

Formação do Professor, Metodologia Investigativa, Cinética-Química, Tiossulfato

Resumo

Os processos químicos presentes nas indústrias de transformação, o envelhecimento do nosso organismo, o crescimento das plantas e a geração das chuvas, são exemplos de processos controlados por fatores cinéticos que permeiam nossa rotina diária. Aulas fundamentadas em exemplos abstratos e com excesso de cálculos matemáticos diminuem o interesse dos alunos em aprender este conteúdo, assim como, não contribuem para formar professores conscientes da importância da ciência química e sua relação com a sociedade e com o meio ambiente. Com o intuito de realizar uma intervenção pedagógica no ensino de cinética química, esta pesquisa teve por objetivo avaliar se uma metodologia investigativa propicia aos alunos a habilidade de investigar e refletir sobre fatos observados na disciplina de Cinética Química. A pesquisa desenvolvida com os alunos da Licenciatura em Química de uma Instituição Pública, demonstrou que a metodologia investigativa foi capaz de desenvolver a habilidade de observação e reflexão dos graduandos sobre a ocorrência de uma reação química. No entanto, a ausência dos conceitos matemáticos, incluindo o de derivada, dificultou o desenvolvimento de um procedimento experimento por parte dos alunos, exigindo o replanejamento de ações no laboratório.            Verificou-se que a metodologia investigativa favorece a interação e comunicação entre os pares, auxiliando no estabelecimento de uma metodologia experimental a ser aplicada por cada grupo para responder aos questionamentos relativos a reação de tiossulfato em meio ácido. Tal prática trouxe ao ambiente educacional a discussão sobre a geração de resíduo laboratorial, qualificando os alunos a trabalharem com quantidades suficientes de reagentes para se atingir os mesmos resultados que seriam atingidos com grandes quantidades, além de associar a intervenção pedagógica às influências da cinética química junto às questões ambientais.

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Publicado

2021-08-02

Como Citar

Romero da Silva, A. ., & Vilela Paiva, M. A. (2021). METODOLOGIA INVESTIGATIVA NO ENSINO DA CINÉTICA QUÍMICA . Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 9(01). https://doi.org/10.36524/dect.v9i01.1274

Edição

Seção

Artigos