CONTEXTUALIZAÇÃO DOS ASPECTOS SOCIOAMBIENTAIS SOBRE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS À LUZ DOS CONCEITOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v9i01.1273Palavras-chave:
Educação Ambiental Crítica, Catadores de Material Reciclável, Aspectos SocioambientaisResumo
Este artigo se estrutura a partir do olhar que lançamos aos aspectos socioambientais analisados a partir de entrevistas de catadores de materiais recicláveis. Discutimos como esses se observam em relação ao ambiente e se veem dentro dele, contextualizando os aspectos socioambientais à luz dos conceitos da educação ambiental crítica, a partir do levantamento de relatos dos catadores entrevistados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como participantes cinco catadores que estiveram presentes à VI Expo Catadores, São Paulo. Entre os resultados, observamos que eles têm, nessa atividade de trabalho, a única forma de garantir sobrevivência de suas famílias. Entretanto, a despeito da importância do trabalho, nos relatos desses sujeitos, o impacto econômico da reciclagem poucas vezes é adequadamente estimado, porque tido como atividade "sem estruturação", é a etapa essencial para fortalecimento da categoria, esta que se organiza em cooperativas de catadores de material reciclável e em associações.