O LABORATÓRIO ESCOLAR DE CIÊNCIAS E SUAS CONTROVERTIDAS CONCEPÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v9i01.1271Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Experimentação, Laboratório de CiênciasResumo
Este trabalho tem como objetivo discutir a experimentação no ensino de ciências com intuito de levantar questionamentos acerca dos métodos utilizados para a realização destas práticas em laboratório de ciências. A pesquisa foi realizada com coordenadores(as) de escolas do município de Cascavel, PR onde buscou-se reconhecer qual é a compreensão destes profissionais a respeito da relação do ensino e do aprendizado com o laboratório de ciências. Realizamos também uma busca em artigos científicos e livros que tratam deste tema para compreender como os pesquisadores compreendem esta temática. Percebemos que a utilização da experimentação é de fundamental importância para o aprendizado dos conteúdos de ciências e que o papel do professor, enquanto mediador do processo de ensino e aprendizagem torna a experimentação significativa para o aluno. Contudo, visualizamos que alguns problemas de fundo conceitual foram encontrados e precisam ser revistos para a eficácia das aulas experimentais no ensino de ciências.