USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CONCEITOS EM PATOLOGIA E PARASITOLOGIA PARA ESTUDANTES DE CURSO TÉCNICO EM AQUICULTURA
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v9i01.1268Palavras-chave:
Intervenção Pedagógica, Jogos Didáticos, Práticas Pedagógicas, Recursos Metodológicos, Recursos TecnológicosResumo
Trata-se de uma intervenção pedagógica desenvolvida em uma instituição federal de educação profissional e tecnológica, com a participação de estudantes do 4° ano do curso técnico em aquicultura integrado ao ensino médio. Esta pesquisa teve como objetivo analisar o uso de metodologias ativas no ensino de conceitos em Patologia e Parasitologia e, avaliar a percepção dos estudantes sobre a aplicação destes no cotidiano da prática profissional do técnico em aquicultura. Na produção de dados, utilizou-se questionários, jogos didáticos e discussões/reflexões coletivas. Os estudantes demonstraram obter um ganho positivo na produção de conhecimento e, perceberam que a intervenção propiciou momentos de reflexão acerca dos temas estudados. Por meio dos depoimentos e mobilização de saberes, percebeu-se que para os estudantes, as metodologias ativas propiciaram um ambiente integrador para o processo de aprendizagem. Os estudantes puderam ainda se perceber como agentes integrados à proposta de ensino, além de correlacionarem os conceitos estudados com a prática profissional.