MORAL, ÉTICA E PROJETO REVOLUCIONÁRIO: METODOLOGIA QUALITATIVA APLICADA À FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Juliana Eugênia Caixeta Universidade de Brasília
  • Maria do Amparo de Sousa Universidade de Brasília
  • Helma Salla Universidade de Brasília
  • Raimunda Leila José da Silva Universidade de Brasília
  • Flávia Maria de Campos Vivaldi Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v5i03.126

Palavras-chave:

Moral, Ética, Metodologia qualitativa, Pesquisa-ação, Formação docente

Resumo

Este trabalho analisa a disciplina Ética e Formação Docente à luz da metodologia qualitativa, por inspirar e promover ações relacionadas à profissionalização docente com vistas à inclusão social, na perspectiva da perspicácia ética. O uso desta abordagem metodológica se relaciona ao seu foco na produção de sentidos que emergem na interação professorasparticipantes. As conclusões deste trabalho estão direcionadas: (a) à metodologia qualitativa como orientadora do trabalho pedagógico, b) aos projetos revolucionários e às narrativas de si como produtos avaliativos da disciplina e c) às mudanças identitárias oportunizadas pela disciplina favorecer posicionamentos de si relacionados à responsabilidade pela própria vida e a de outros.

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Publicado

2019-09-30

Como Citar

Caixeta, J. E., do Amparo de Sousa, M., Salla, H., da Silva, R. L. J., & de Campos Vivaldi, F. M. (2019). MORAL, ÉTICA E PROJETO REVOLUCIONÁRIO: METODOLOGIA QUALITATIVA APLICADA À FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 5(03), 113-141. https://doi.org/10.36524/dect.v5i03.126

Edição

Seção

Artigos