MORAL, ÉTICA E PROJETO REVOLUCIONÁRIO: METODOLOGIA QUALITATIVA APLICADA À FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Juliana Eugênia Caixeta Universidade de Brasília
  • Maria do Amparo de Sousa Universidade de Brasília
  • Helma Salla Universidade de Brasília
  • Raimunda Leila José da Silva Universidade de Brasília
  • Flávia Maria de Campos Vivaldi Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v5i03.126

Palavras-chave:

Moral, Ética, Metodologia qualitativa, Pesquisa-ação, Formação docente

Resumo

Este trabalho analisa a disciplina Ética e Formação Docente à luz da metodologia qualitativa, por inspirar e promover ações relacionadas à profissionalização docente com vistas à inclusão social, na perspectiva da perspicácia ética. O uso desta abordagem metodológica se relaciona ao seu foco na produção de sentidos que emergem na interação professorasparticipantes. As conclusões deste trabalho estão direcionadas: (a) à metodologia qualitativa como orientadora do trabalho pedagógico, b) aos projetos revolucionários e às narrativas de si como produtos avaliativos da disciplina e c) às mudanças identitárias oportunizadas pela disciplina favorecer posicionamentos de si relacionados à responsabilidade pela própria vida e a de outros.

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Publicado

30-09-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MORAL, ÉTICA E PROJETO REVOLUCIONÁRIO: METODOLOGIA QUALITATIVA APLICADA À FORMAÇÃO DOCENTE. (2019). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 5(03), 113-141. https://doi.org/10.36524/dect.v5i03.126