ANÁLISE DE CONTEÚDO DE LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA: UMA PERSPECTIVA SOBRE OS TEMAS BIOTECNOLOGIA E ENGENHARIA GENÉTICA NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v5i03.125Palavras-chave:
Ensino de biologia, Biotecnologia, Engenharia genética, Livro didáticoResumo
No que se refere ao conteúdo de Biotecnologia e Engenharia genética nos livros didáticos de Biologia, muitas vezes este é o único e melhor material didático disponível para o aluno. Esse trabalho tem como importância definir a qualidade do conteúdo referente ao tema Biotecnologia e Engenharia genética nos livros didáticos de Biologia dentre aqueles presentes no guia do PNLD/2012. Foram analisados sete livros didáticos quanto aos tipos de enfoques veiculados ao tema supracitado. Foi utilizada a análise de conteúdo a partir da análise temática para estabelecer os tipos de enfoques. Dentre os livros analisados, quatro
apresentaram os três indicadores de enfoques, e apenas um, mostrou maior destaque, apresentando discussões melhor elaboradas a respeito de questionamentos éticos.