ANÁLISE DE CONTEÚDO DE LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA: UMA PERSPECTIVA SOBRE OS TEMAS BIOTECNOLOGIA E ENGENHARIA GENÉTICA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Elton José Ferreira Chaves Universidade Federal da Paraíba
  • Maria de Fátima Camarotti Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v5i03.125

Palavras-chave:

Ensino de biologia, Biotecnologia, Engenharia genética, Livro didático

Resumo

No que se refere ao conteúdo de Biotecnologia e Engenharia genética nos livros didáticos de Biologia, muitas vezes este é o único e melhor material didático disponível para o aluno. Esse trabalho tem como importância definir a qualidade do conteúdo referente ao tema Biotecnologia e Engenharia genética nos livros didáticos de Biologia dentre aqueles presentes no guia do PNLD/2012. Foram analisados sete livros didáticos quanto aos tipos de enfoques veiculados ao tema supracitado. Foi utilizada a análise de conteúdo a partir da análise temática para estabelecer os tipos de enfoques. Dentre os livros analisados, quatro
apresentaram os três indicadores de enfoques, e apenas um, mostrou maior destaque, apresentando discussões melhor elaboradas a respeito de questionamentos éticos.

Downloads

Publicado

30-09-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ANÁLISE DE CONTEÚDO DE LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA: UMA PERSPECTIVA SOBRE OS TEMAS BIOTECNOLOGIA E ENGENHARIA GENÉTICA NO ENSINO MÉDIO. (2019). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 5(03), 86-112. https://doi.org/10.36524/dect.v5i03.125