COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS EM CRIANÇAS AUTISTAS: UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v5i03.124Palavras-chave:
Matemática, Materiais manipuláveis estruturados, Barras cuisenaire, Autismo, Pré-escolarResumo
O artigo resume o estudo que analisou o “Dossier Pedagógico Barrinhas do Ludo, o Sonhador - Imagina, Constrói e Sonha com o Cuisenaire", identificando potencialidades e constrangimentos do seu uso com crianças autistas, em idade pré-escolar. Usou-se uma metodologia qualitativa, com enquadramento de estudo de caso, os dados foram recolhidos através da observação e analisados através da técnica de análise de conteúdo, identificando vantagens e desvantagens da utilização do material manipulável Cuisenaire com crianças autistas. Verificou-se que existem potencialidades associadas ao seu uso pelo que se
desenvolveram competências no aluno: comunicativas, conhecimento dos atributos tamanho e cor, desenvolvimento da motricidade fina, entre outras.