COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS EM CRIANÇAS AUTISTAS: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Liliana Cristina Tavares Instituto Politécnico de Coimbra
  • Isabel Calado Instituto Politécnico de Coimbra
  • António Pedro Costa Universidade de Aveiro
  • Estela Coelho Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil – Baião, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v5i03.124

Palavras-chave:

Matemática, Materiais manipuláveis estruturados, Barras cuisenaire, Autismo, Pré-escolar

Resumo

O artigo resume o estudo que analisou o “Dossier Pedagógico Barrinhas do Ludo, o Sonhador - Imagina, Constrói e Sonha com o Cuisenaire", identificando potencialidades e constrangimentos do seu uso com crianças autistas, em idade pré-escolar. Usou-se uma metodologia qualitativa, com enquadramento de estudo de caso, os dados foram recolhidos através da observação e analisados através da técnica de análise de conteúdo, identificando vantagens e desvantagens da utilização do material manipulável Cuisenaire com crianças autistas. Verificou-se que existem potencialidades associadas ao seu uso pelo que se
desenvolveram competências no aluno: comunicativas, conhecimento dos atributos tamanho e cor, desenvolvimento da motricidade fina, entre outras.

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Publicado

30-09-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS EM CRIANÇAS AUTISTAS: UM ESTUDO DE CASO. (2019). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 5(03), 67-85. https://doi.org/10.36524/dect.v5i03.124