AS CONTRIBUIÇÕES DA MEMÓRIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Autores

  • Jane do Carmo Machado Universidade Federal Fluminense
  • Rui Neves Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v5i03.123

Palavras-chave:

Formação continuada de professores, Prática docente, Memória

Resumo

Este artigo centra-se na análise do potencial da memória de trabalho e de formação de professores retomada nos Ateliês de formação continuada e em serviço de professores desenvolvidos na própria escola a partir dos sentidos por esses sujeitos atribuídos. Adotou-se uma investigação de natureza qualitativa, baseada nos pressupostos teóricos da análise de conteúdo. Os dados foram recolhidos (2013) a partir de entrevistas semiestruturadas com professores e orientadoras pedagógicas da rede de ensino municipal de Petrópolis, RJ - Brasil. Os resultados levam a inferir que os sujeitos consideram que tal memória contribui com a sua reflexão sobre o seu trabalho docente de modo a encontrarem um caminho para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem.

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Publicado

30-09-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AS CONTRIBUIÇÕES DA MEMÓRIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. (2019). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 5(03), 49-66. https://doi.org/10.36524/dect.v5i03.123