EDUCAÇÃO BASEADA NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS: DESAFIOS NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v11i01.1225Palavras-chave:
Desenvolvimento de competências, Ensino técnico, Avaliação, Revisão da literaturaResumo
Neste artigo, apresenta-se um levantamento bibliográfico de dissertações e teses que tratam do processo de avaliação baseado no desenvolvimento de competências, no contexto do Ensino Técnico. Para tal, recorreu-se à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD-IBICT), utilizando os seguintes descritores: avaliação, competências e Ensino técnico. O levantamento considerou as produções realizadas de 2010 até 2020, nas áreas de Ciências Humanas e Educação. Foram encontrados oito trabalhos relacionados ao objeto em estudo, e mais um trabalho de 2007, identificado antes do filtro dos 10 anos e que mantinha considerável relação com o tema aqui abordado. Após o estudo das pesquisas selecionadas, concluiu-se que dificuldades diversas ainda são encontradas pelos docentes em um processo avaliativo de formação por competências, o que denota a necessidade de maior aprofundamento nos estudos e processos que levem à formação contínua do docente