SÃO MATEUS: CONTEXTOS DA EJA E PERSPECTIVAS DO PROEJA A PARTIR DAS DETERMINAÇÕES DO IMAGINÁRIO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v1i01.12Palavras-chave:
Imaginário social, Direito à educação, PROEJA, EJAResumo
Este estudo parte das reflexões sobre Educação de Jovens e Adultos realizadas no curso de Especialização do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de EJA (PROEJA). O processo de implantação do PROEJA nas escolas municipais, reforça a necessidade de conhecer a EJA local, (re)conhecendo desafios e possibilidades. Resgatamos o conceito de imaginário social de Castoriadis (1995) que afirma que a sociedade resulta das representações ligadas à multiplicidade de outras representações. Buscamos identificar e refletir sobre o imaginário que alunos e professores das turmas iniciantes e concludentes da EJA da EMEF Professor João Pinto Bandeira possuem sobre ela. Empreendemos pesquisa qualitativa de caráter descritivo com a realização de estudo de caso. Realizamos entrevistas estruturadas. A análise dos dados confirma, entre outras questões, a discussão de Paiva (2006) e Arroyo (2003) quando defendem o direito à educação de qualidade e não apenas acesso à escola, apontando a necessidade de vincular maior discussão/integração entre educação e trabalho.