DISCURSO COLETIVO EM UM GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PARTICIPAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v5i03.119Palavras-chave:
Grupo de pesquisa, Discurso do sujeito coletivo, Participação periférica legítimaResumo
Este trabalho tem por objetivo analisar o discurso coletivo dos integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisa em Tecnologia Educacional e Educação a Distância (GETED) sobre a sua participação e implicações. Para atingir tal objetivo utilizamos uma abordagem metodológica quantitativa e qualitativa. Para a análise qualitativa utilizamos a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). A fundamentação teórica que pauta este estudo provém da tessitura dos conceitos de participação e participação periférica legítima. De modo geral, os resultados apontam para a falta de tempo desses integrantes em relação à participação no grupo, além de mostrar a importância de aprofundar e vislumbrar outros estudos sobre a participação desses integrantes do grupo de pesquisa e estudo.