O PAPEL DAS REPRESENTAÇÕES NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONCEITO DE FUNÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v5i02.116Palavras-chave:
Transposição didática, Representação semiótica, Conceito de função, Livro didáticoResumo
Neste artigo, parte da pesquisa de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação Educimat/Ifes, analisamos a construção do conceito de função, apresentado pelo livro didático "Matemática Ciências e Aplicações - Volume 1", de Gelson Iezzi... [et al.], baseados nos referenciais teóricos de Yves Chevallard (1991), Raymond Duval (2011,2012) e Bento Jesus Caraça (2010). Partimos do princípio de que um objeto de ensino passa por transformações até se tornar um saber a ser ensinado e que trabalhar as diferentes representações deste objeto e as relações entre essas representações permeiam a construção do conceito a ser trabalhado na escola. Procuramos, então, compreender como o conceito de função foi historicamente construído, refazendo a sua trajetória de produção como conhecimento científico e identificando os elementos necessários para promover a sua representação dentro do processo de transposição didática: de “saber sábio em objeto de ensino” (CHEVALLARD, 1991). Os autores do livro didático analisado não apresentaram elementos fundamentais para formalizar o conceito de função de forma que os alunos dessem significado a esse objeto de ensino, apropriando-se das noções de dependência, correspondência, variáveis dependentes e independentes.