O PAPEL DAS REPRESENTAÇÕES NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONCEITO DE FUNÇÃO

Autores

  • Edsom Alkimim Instituto Federal do Espírito Santo
  • Maria Auxiliadora Vilela Paiva Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v5i02.116

Palavras-chave:

Transposição didática, Representação semiótica, Conceito de função, Livro didático

Resumo

Neste artigo, parte da pesquisa de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação Educimat/Ifes, analisamos a construção do conceito de função, apresentado pelo livro didático "Matemática Ciências e Aplicações - Volume 1", de Gelson Iezzi... [et al.], baseados nos referenciais teóricos de Yves Chevallard (1991), Raymond Duval (2011,2012) e Bento Jesus Caraça (2010). Partimos do princípio de que um objeto de ensino passa por transformações até se tornar um saber a ser ensinado e que trabalhar as diferentes representações deste objeto e as relações entre essas representações permeiam a construção do conceito a ser trabalhado na escola. Procuramos, então, compreender como o conceito de função foi historicamente construído, refazendo a sua trajetória de produção como conhecimento científico e identificando os elementos necessários para promover a sua representação dentro do processo de transposição didática: de “saber sábio em objeto de ensino” (CHEVALLARD, 1991). Os autores do livro didático analisado não apresentaram elementos fundamentais para formalizar o conceito de função de forma que os alunos dessem significado a esse objeto de ensino, apropriando-se das noções de dependência, correspondência, variáveis dependentes e independentes.

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Publicado

27-09-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O PAPEL DAS REPRESENTAÇÕES NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONCEITO DE FUNÇÃO. (2019). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 5(02), 368-392. https://doi.org/10.36524/dect.v5i02.116