AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA NA EJA: PONTO DE PARTIDA OU PONTO DE CHEGADA?

Autores

  • Laurenice Valentim Nunes Caprini Instituto Federal do Espírito Santo
  • Anna Christina Alcoforado Corrêa Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v5i02.115

Palavras-chave:

Práticas avaliativas, Ensino de Matemática, Educação de jovens e adultos, Avaliação da aprendizagem

Resumo

Este artigo teve por objetivo analisar as concepções dos professores de Matemática do 2º Ciclo da EJA sobre avaliação da aprendizagem e a maneira como suas práticas avaliativas se constituíram no processo de ensino e aprendizagem do educando. O referencial teórico foi baseado em Jussara Hoffmann, Cipriano Carlos Luckesi e Ana Ruth Starepravo, pesquisadores na área de avaliação, no Brasil. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, realizado com trinta alunos e dois professores de uma escola municipal do município de Aracruz, Espírito Santo, e para a coleta de dados utilizaram-se entrevista semiestruturada e análise do Programa de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Aracruz e Projeto Político-Pedagógico da escola pesquisada. Os resultados apontaram que as práticas de avaliação em matemática na turma da EJA pesquisada têm sido constituídas mais como ponto de chegada do que como ponto de partida no processo de ensino e aprendizagem do educando.

Downloads

Publicado

2019-09-27

Como Citar

Valentim Nunes Caprini, L., & Alcoforado Corrêa, A. C. (2019). AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA NA EJA: PONTO DE PARTIDA OU PONTO DE CHEGADA?. Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 5(02), 315-346. https://doi.org/10.36524/dect.v5i02.115

Edição

Seção

Artigos