ACERTOS E ERROS DE FUTUROS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS AO RESOLVEREM UM PROBLEMA NÃO ROTINEIRO DE DIVISÃO

Autores

  • Jaqueline Magalhães Brum Universidade Federal do Espírito Santo
  • Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v5i02.114

Palavras-chave:

Acertos e erros, Futuros professores dos anos iniciais, Divisão, Resolução de problemas, Matemática

Resumo

Este artigo analisa acertos e erros de futuros docentes dos anos iniciais ao resolverem um problema não rotineiro de divisão. Um total de 103 estudantes do quarto e do quinto período de um curso de Pedagogia participaram deste estudo exploratório realizando esta tarefa. Esta pesquisa qualitativa focaliza na compreensão das estratégias usadas pelos futuros professores nesta tarefa e na análise de acertos e erros cometidos. No texto trazemos os autores que fundamentam nosso estudo com suas pesquisas acerca de divisão e análise de erros. As interpretações e análises das respostas e procedimentos dos estudantes mostram que eles têm dificuldades de interpretar e compreender problemas não rotineiros de divisão com a ideia de medida.

Downloads

Publicado

2019-09-27

Como Citar

Magalhães Brum, J., & Pereira dos Santos-Wagner, V. M. (2019). ACERTOS E ERROS DE FUTUROS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS AO RESOLVEREM UM PROBLEMA NÃO ROTINEIRO DE DIVISÃO. Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 5(02), 297-314. https://doi.org/10.36524/dect.v5i02.114

Edição

Seção

Artigos