A MATEMÁTICA NO CURRÍCULO ESCOLAR GUARANI DO ESPÍRITO SANTO: REFLEXÕES A PARTIR DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Autores

  • Claudia Alessandra Costa de Araujo Lorenzoni Instituto Federal do Espírito Santo
  • Ozirlei Teresa Marcilino Faculdade da Região Serrana

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v5i02.113

Palavras-chave:

Povo guarani, Matemática escolar, Educação escolar indígena

Resumo

O texto problematiza o papel da matemática no currículo escolar do povo Guarani no município de Aracruz, Espírito Santo, Brasil. Parte da experiência de formação continuada com educadores guarani, na perspectiva da etnomatemática, desenvolvida ao longo das pesquisas de doutoramento das autoras. A escola indígena tem a tarefa de oferecer à sua comunidade acesso a informações e conhecimentos da sociedade nacional sendo, contudo, um espaço de diálogo intercultural que contribua na formação da identidade e da alteridade de cada povo. Na escola guarani, a matemática pode atuar nessas duas dimensões. Na medida que seus sujeitos investigam, questionam e se apropriam de saberes escolares dialogando com saberes tradicionais locais, a escola torna-se um ambiente de contínua produção de conhecimento.

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Publicado

2019-09-27

Como Citar

Costa de Araujo Lorenzoni, C. A., & Marcilino, O. T. (2019). A MATEMÁTICA NO CURRÍCULO ESCOLAR GUARANI DO ESPÍRITO SANTO: REFLEXÕES A PARTIR DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 5(02), 275-296. https://doi.org/10.36524/dect.v5i02.113

Edição

Seção

Artigos