DOCUMENTO HISTÓRICO NO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE ALUNOS EM AULAS DE TEORIA DE GRAFOS

Autores

  • Lauro Chagas e Sá Instituto Federal do Espírito Santo
  • Sandra Aparecida Fraga da Silva Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v5i02.111

Palavras-chave:

Matemática Discreta, Teoria de Grafos, História da Matemática, Ensino Médio

Resumo

Este artigo analisa a produção de alunos de Ensino Médio em aulas sobre Teoria de Grafos, de modo a estabelecer relações entre suas estratégias de resolução e a do matemático Leonard Euler. Escolhemos para apresentar neste trabalho resoluções de uma carta, que adapta um documento histórico do Problema das Sete Pontes de Königsberg (1736) à disposição geográfica da Grande Vitória (Espírito Santo, Brasil). Esta atividade integra uma sequência didática para a introdução de Teoria de Grafos em turmas de segundo ano de ensino médio em uma escola estadual de Vitória-ES. A atividade foi desenvolvida para uma pesquisa de natureza qualitativa em nível de trabalho de conclusão de curso universitárioa. Com essa experiência, concluímos que a História da Matemática na abordagem da Teoria dos Grafos no Ensino Médio promove apropriação do conhecimento. Também verificamos que a perspectiva histórica permite mostrar que a matemática é uma ciência em contínuo desenvolvimento e que este processo é fruto de trabalho de diversas pessoas.

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Publicado

2019-09-27

Como Citar

Chagas e Sá, L., & Fraga da Silva, S. A. (2019). DOCUMENTO HISTÓRICO NO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE ALUNOS EM AULAS DE TEORIA DE GRAFOS. Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 5(02), 223-241. https://doi.org/10.36524/dect.v5i02.111

Edição

Seção

Artigos