NECESSIDADES FORMATIVAS PARA PROFESSORES DE QUÍMICA
O CASO DA UAST/UFRPE
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v8i02.1102Palavras-chave:
Formação de professores, Necessidades formativas, Ensino de QuímicaResumo
Este trabalho buscou identificar quais necessidades formativas para professores de química são consideradas pelos professores que atuam no curso de Licenciatura em Química da Unidade Acadêmica de Serra Talhada, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAST/UFRPE). Para tal, elaboramos uma entrevista semiestruturada, que foi realizada com cinco professores do referido curso, que atuam em diversas subáreas da química. Buscamos fazer um comparativo entre as respostas obtidas a partir das entrevistas e as necessidades formativas apresentadas por Carvalho e Gil-Perez, para observar as perspectivas seguidas pelos docentes no exercício de seu papel de formador, bem como quais as necessidades formativas de professores de Química são reconhecidas pelos professores participantes da pesquisa. Nossos resultados mostram que é existe interessa na renovação de pensamento sobre a formação inicial, no entanto, os docentes desconhecem os pressupostos teóricos necessários para uma formação que contemple as necessidades exigidas dos professores de Química.