ESTUDO SOBRE A GEOGRAFIA NOS CURSOS DO PROEJA/IFES VITÓRIA - ES
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v1i01.11Palavras-chave:
Currículo, Ensino de Geografia, IntegraçãoResumo
O presente artigo é resultado de uma pesquisa sobre o ensino de Geografia nos cursos técnicos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. O objetivo geral foi analisar o papel da geografia no currículo vigente dos cursos técnicos de Segurança do Trabalho, Edificações e Metalurgia e Materiais. Para isso, a escolha foi feita por uma pesquisa qualitativa, através da qual realizamos investigações bibliográficas, numa perspectiva da construção de um currículo integrado, dando ênfase ao PROEJA. Em seguida analisamos o currículo dos cursos técnicos e os documentos pedagógicos, como os planos de ensino. Juntamos a essas análises as observações das práticas de ensino dos professores e as respostas das questões dirigidas a estes, à equipe pedagógica e aos alunos. Dentre os resultados, identificamos que a organização curricular dos cursos técnicos de Segurança do Trabalho e Edificações favorece a integração e a motivação entre os professores de geografia para o trabalho interdisciplinar.