AS RELAÇÕES CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE E OS PRINCÍPIOS TEÓRICOS-ANALÍTICOS DOS ESTUDOS CTS

Autores

  • Loryne Viana de Oliveira Instituto Federal de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v8i02.1094

Palavras-chave:

CTS, Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia

Resumo

Propõe-se um estudo sobre os sentidos das relações entre ciência, tecnologia e sociedade – CTS, a fim de sintetizar princípios teórico-analíticos do Movimento CTS. Duas perspectivas paralelas concorrem para tal: a reflexão conceitual sobre as inter-relações e como foram lidas historicamente. Procedeu-se à caracterização destas relações com o surgimento da técnica e sua dimensão ontológica nas idades antiga, moderna, e após a modernidade, com ênfase nos estudos sobre ciência, tecnologia e sociedade – ECTS, percorrendo o pensamento de Robert Merton, Thomas Kuhn, o Programa Forte da Sociologia do Conhecimento, o Programa Empírico do Relativismo e a Construção Social da Tecnologia, culminando no surgimento do Movimento CTS, no seio de segmentos sociais e a mudança nas atitudes públicas com relação à ciência e tecnologia na década de 1960 e com o florescer das reflexões CTS em países periféricos, sobretudo no contexto do Pensamento Latino Americano em CTS. Aponta para a centralidade e urgência destas discussões como ponto de partida para a participação social em assuntos de ciência e tecnologia e educação científica.

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Publicado

03-03-2021

Como Citar

AS RELAÇÕES CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE E OS PRINCÍPIOS TEÓRICOS-ANALÍTICOS DOS ESTUDOS CTS . (2021). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 8(02). https://doi.org/10.36524/dect.v8i02.1094